quarta-feira, 18 de maio de 2011

Odetinha no PIC (Primeiro dia 30/04/2011)

E tudo começou assim...



“Temos novidades“, foram as palavras da Profª Rosa Maria , diretora adjunta da creche, ao telefone, para a Profª Fátima, diretora, informando que a partir de 30/04, sábado próximo, teria início naquela unidade o PIC (programa Primeira Infância Completa).

Dia 28/04, quinta-feira, fomos convidadas para reunião com a Profª Simone e equipe, para maiores esclarecimentos do programa , realizada no Instituto Helena Antipoff e, posteriormente, às 16 horas na CRE com a Maria do Amparo (Coordenadora da 3ª CRE) e Claudio (Assessoria).

Ao final das reuniões tínhamos dois desafios para o dia seguinte: montar uma equipe de trabalho e divulgar o programa na comunidade para e atrair as famílias.

Como estratégia de divulgação optamos em prender cartazes nos postes, colar bilhetes nas agendas das crianças que frequentam a creche regularmente durante a semana e fazer contato telefônico com os responsáveis que se encontram aguardando vaga (lista de espera). Solicitamos a Profª Amparo que, se possível, confeccionasse faixas para prender no portão da creche.

Ficou acordado na reunião que, no primeiro dia, 30/04/11, o planejamento seria: apresentação do programa para as famílias, mostrar a creche e desenvolver atividades de recreação para as crianças presentes.

Para nossa surpresa tivemos a presença de 13 (treze) crianças acompanhadas de seus responsáveis que aos poucos foram chegando tímidos, cheio de dúvidas e inseguros. Outro fato que nos chamou atenção foi a presença de crianças em idade de berçário em maior quantidade do que as crianças em idade de maternal.

Das 8 horas às 9 horas, os educadores e a professora articuladora ficaram responsáveis pelo acolhimento das famílias no refeitório. Neste momento oferecemos, individualmente, brinquedos, folhas de papel, lápis de cor, giz de cera, enfim, objetos que pudessem distrair as crianças enquanto aguardávamos todos chegarem assim como, permitir um primeiro contato dos educadores com as crianças para que elas pudessem conhecê-los.


Posteriormente, às 9 horas, servimos um delicioso café da manhã preparado pela “Jurema”, funcionária da creche contratada, que voluntariamente se prontificou em fazer, pois, na sexta-feira não conseguimos encontrar uma merendeira (servidora) para trabalhar no sábado.




Após o desjejum, solicitamos aos educadores que retirassem as crianças do refeitório e as levassem ao pátio lateral da creche para recreação nos brinquedos. Quanto às famílias, permaneceriam no refeitório para reunião com a direção da unidade .

A reunião teve como objetivo principal apresentar o programa Primeira Infância Completa. Como suporte teórico, utilizamos os slides enviados pela SME/GEI. Posteriormente, falamos da importância da presença das famílias nestes primeiros encontros (adaptação) para que as crianças não se sentissem inseguras num ambiente estranho e com pessoas estranhas. Após nossa primeira roda de conversa fizemos uma excursão pela creche para mostrar aos responsáveis os espaços que seriam frequentados por seus filhos. Ainda neste dia, os pais foram chamados um a um para preencher junto com as diretoras a ficha cadastral da criança e autorização de pessoas para hora da saída.



Em relação às crianças, evidenciamos que algumas se sentiram completamente à vontade na creche, exploraram o “novo” como se já nos conhecessem e freqüentassem nosso espaço há muito tempo. Entretanto, como é perfeitamente normal, outras solicitaram a todo instante a presença do adulto referência (pai, mãe, avó, tia, etc.), mas interagiram com os educadores e outras crianças mesmo com alguns episódios de choro.










Encerramos o dia, muito entusiasmados em relação ao primeiro encontro e na expectativa de, no próximo, contarmos um número maior de participantes do programa.



Direção e equipe da creche


Um comentário:

  1. Estou muito feliz e satisfeita do meu Murilo (berçário) fazer parte do PIC. Para mim, foi uma grande surpresa a iniciativa da Prefeitura se preocupar com as crianças que não conseguiram vagas ou não tinham idade suficiente no início do ano. Isso só nos mostra que nosso País tem jeito sim, mas levará tempo, afinal foram 25 anos de abandono pelos administradores (vamos assim dizer) anteriores.
    Bom, agora falando da Creche... Estou muito satisfeita com os 02 sábados que meu filho vem participando do PIC. Ele tem apenas 08 meses e não está nem aí pra mim! No dia 07/05/2011 fiquei com ele até 12:40h, afinal de contas, o que tudo indicava é que ele sentiaria minha falta... Pois é, não sentiu! :( . Fui embora, ele dormiu, acordou, brincou, mamou, jantou, tomou banho e quando cheguei, achei que ia ter aquela cara de felicidade, aquela que ela faz quando chego do trabalho... e para minha surpresa, não esboçou um sorriso! Sem nenhuma cerimônia, continuou sua atividade normalmente!
    No dia 14/05/2011 estava muito atarefada com alguns trabalhos para entregar e deixei Murilo na creche muito apreensiva ás 08:40h (atrasada) porque ele teve uma infecção intestinal e passou a semana com febre, vômitos e diárreia.... Pedi a Rosa para buscá-lo por volta de 12:00h, pois, achei que ele iria ficar muito molinho... Ao ligar pra Creche para saber como ele estava, fui informada pela própria Rosa que ele estava ótimo, assim, fui buscá-lo somente na saída e ainda consegui pegar a apresentação do PIC...
    Moral da história? Ele ama a família que tem, mas estar num ambiente em que tudo é permitido (porque o ambiente é feito pra ele), com um monte de coleguinha do top dele e umas tias que o tratam com tanto carinho, é claro que pra ele que um menino super sorridente, simpático e feliz, tem tudo a ver com ele.
    Tias Fátima e Rosa, agradeço muito o carinho que tem com as nossas crianças e por trabalharem aos sábados felizes como em qualquer outro dia!

    ResponderExcluir