História

   A Creche Odetinha Vidal de Oliveira está localizada no bairro Lins de Vasconcelos, dentro dos conjuntos habitacionais da antiga CEHAB e atende, principalmente aos moradores do Lins e bairros vizinhos, dentro eles: Méier, Engenho de dentro, Água Santa e Engenho Novo.


   Conhecida por "Comunidade da barreira do Lins", seus moradores desde há muito tempo vem lutando por seus direitos dentro da sociedade, contando com uma representação da associação de moradores que durante esse anos tem buscado, através de trabalhos comunitários melhores condições de saúde e educação para seus habitantes.

   O processo de luta por uma creche nesta comunidade começou na década de 80, tendo em vista a necessidade de algumas mães a partir do trabalho voluntário da Dona Maria, moradora antiga do local, que abrigava diariamente, em seu apartamento, cerca de 45 crianças em horário integral para que seus responsáveis pudessem trabalhar. Casada, com dois filhos pequenos, Dona Maria mantinha aquelas crianças com poucos recursos dos pais (caso tivessem), às vezes ajuda de alguns moradores e doações que a própria AMAPAN conseguia. Foi aí que começou a luta por um espaço que pudesse abrigar uma creche para as crianças da comunidade. Após muito tempo, em 1990, o então Governador Moreira Franco, doou para a AMAPAN o terreno onde foi construída a creche.

   Em dezembro de 1992, finalmente, foi inaugurada a Creche Comunitária Odetinha Vidal de Oliveira, também conhecida por muitos como “creche da barreira” iniciando suas atividades em janeiro de 1993. Em 2000, sofreu sua primeira ampliação com a construção do prédio do berçário, inaugurado pelo Ex-Prefeito Luiz Paulo Conde. Durante este período manteve seus vínculos com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (1992 a 2002). Após o processo de transição das creches da Secretaria de Desenvolvimento Social para a Secretaria de Educação por determinação de dispositivo legal, a creche, em 2003, passou a ser chamada Creche Municipal Odetinha Vidal de Oliveira.


Sobre Odete Vidal de Oliveira(Odetinha) 


Odete Vidal de Oliveira, também conhecida como Odetinha ou a Menina Odetinha (Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1930 - 25 de novembro de 1939) é uma suposta santa popular brasileira. Apesar de não ter sua santidade reconhecida pela Igreja Católica, a criança vem conquistando devotos à medida que diversos milagres são atribuídos a ela.

A lenda da Menina Santa

Morta aos 9 anos de idade e enterrada em um luxuoso jazigo perpétuo no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, a criança adquiriu fama de milagreira em meados da década de 1970, quando começaram a surgir placas de agradecimento por graças alcançadas. Sua mãe já falecida chamava-se: Alice Vidal de Oliveira. Em volta do seu túmulo, todas as segundas-feiras,durante anos, D.Idalina rezava o terço com seus devotos. A oração era simples, nas dez pequenas contas falava-se: Jesus, eu vos amo e, nas maiores, Quero passar para o céu fazendo o bem sobre a terra. Ao final, nas três últimas, agradecia-se da seguinte forma: Meu Jesus, abençoai-nos, santificai-nos e enchei nossos corações com o vosso santo amor e,por fim, porque queremos passar para o céu fazendo o bem sobre a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário