segunda-feira, 9 de julho de 2012

DO LIXO AO LÚDICO !


Do lixo ao Lúdico!
Utilizando garrafas pet, latas, caixas e sacos vazios transformamos o lixo em ludicidade! Num primeiro momento, apresentamos estes materias ao grupo de bebês a fim de possibilitar o manuseio, conhecimento e exploração por meio de diferentes utilizações, identificando e criando funções para estes objetos.
Em seguida, reutilizamos garrafas pet e latas vazias, transformamos sucatas em brinquedos sonoros e texturizados. As latas foram preenchidas com grãos e objetos sonoros e encapadas com tecidos (feltro, tela, lã...) e formas geométricas e as garrafas pet preenchidas com papel crepon colorido, água, penas, glitter, pedrinhas, grãos, etc. O manuseio destes novos brinquedos favoreceram o desenvolvimento de habilidades motoras ( segurar, empilhar,sacudir, seriar), cognitivas e interações intra e interpessoais.
Em outra ocasião, a fim de dar prosseguimento ao trabalho, confeccicionamos coletivamente um grande boneco com materias recicláveis o qual denominamos “Sacolino”. Este visitou os Berçários 50 e 51 e proporcionou muitas alegrias e ambos os grupos de crianças que se divertiram com o boneco. Incentivamos o conhecimento do personagem por meio do toque e realizamos dramatizações com as partes de seu corpo. Cantamos, passeamos pela sala com o Sacolino e demonstramos todo nosso afeto por este novo amigo do Planeta Terra.
Outro destaque foi a confecção de bolsas recicláveis para presentear as famílias. Com o intuito de incentivar a substituiçaõ da sacola plástica pela sacola reciclável, produzimos com a participação da equipe de sala e o grupo de crianças, lindas bolsas utilizando TNT e o registro das mãos de nossos pequenos bebês. Notamos o quanto esta ação produziu bons frutos e sentimos satisfação em contribuir para o desenvolvimento sustentável da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário