segunda-feira, 25 de junho de 2012


Subprojeto dos meses de Junho e Julho:
Tema: “A arte de Reduzir, Reciclar e Reutilizar”.
Rio+20 – Do nosso planeta vamos cuidar!
Conteúdo: Natureza e sociedade

Introdução:
Rio+20 – assim ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizada de 13 a 22 de Junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. O evento celebra os vinte anos que se passaram desde a realização da ECO92 (Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes como: “A ECONOMIA VERDE NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DA ERRADICAÇÃO DA POBREZA” e “ESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”.
Desde a Rio-92, o tema do desenvolvimento sustentável ocupa lugar central na política externa brasileira. A proposta do país de sediar a Rio+20 se enquadra nessa prioridade, ao criar oportunidade para que todos os países das Nações Unidas se reúnam, mais uma vez no Rio de Janeiro, para discutir os rumos do desenvolvimento sustentável para os próximos vinte anos.
Rumos estes que contribuímos, enquanto cidadãos, para serem tomados de forma consciente, buscando a construção de uma cultura socioambiental em prol da proteção e preservação de nosso planeta. E certamente, atitudes, ações e valores são ensinados e transmitidos desde o início da formação humana, quando conceitos estão se formando. Portanto, a cada pessoa cabe a responsabilidade de instituir práticas que garantam uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.

O presente subprojeto abordará a temática sustentabilidade, descrevendo as formas e medidas adotadas em parceria com a comunidade escolar para preservação de nossa casa – O Planeta Terra.
Assim, frente ao exposto, pretendemos por meio do presente subprojeto contribuir para a construção destes ideais ecológicos, educar os nossos pequenos cidadãos em parceria com as famílias com o intuito de compreenderem que o que fazemos agora gera um forte impacto no futuro do nosso Planeta. Precisamos despertar para o fato de que o amanhã acontece agora, que nossas ações refletem profundamente na saúde de nosso lar – A Terra.
Para tanto, nos envolveremos em diversas atividades que abordem a temática de sustentabilidade e preservação ambiental. Aliaremos à prática de REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR a realização de propostas artísticas lançando mão de diferentes técnicas e recursos materiais.
A seguir, apresentamos a descrição destas propostas...


"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo".
Jostein Gaarder

Nenhum comentário:

Postar um comentário