segunda-feira, 2 de abril de 2012

Berçário - Identidade e Autonomia - 27/03/2012


     As crianças começam a formar sua leitura de mundo desde cedo, conforme as oportunidades que lhes são oferecidas. Neste sentido, quanto mais estímulos recebem, mais desenvolvem suas habilidades físicas e mentais, estabelecem relações e constroem sua identidade.
    Portanto, considerando estes aspectos relevantes, buscamos proporcionar aos nossos pequenos alunos vivenciarem experiências significativas e desafiadoras, que contribuam para seu pleno desenvolvimento.
    Nesta proposta, por exemplo, aliamos a linguagem das artes, tema de nosso projeto anual, a conteúdos importantes como identidade. Partindo da obra " o coelho " do famoso pintor Romero Britto realizamos releituras e recriamos a mesma utilizando técnicas variadas. Nossa turminha de bebês foi envolvida nesta construção, demonstrou grandes satisfação ao conhecer este animal tão fofinho! Propomos o manuseio de material impresso e junto à eles, executamos movimentos diversificados com as mãos ao rasgar, amassar e folhear as revistas. Ao longo desta movimentação, brincamos de esconder o rosto com folhas de revista, cantamos e jogamos com bolinhas de papel. Ao final, utilizamos este mesmo material modificado e confeccionamos um lindo coelho com bolinhas de revistas colocadas dentro de um saco de lixo. Além de reutilizar este material, o revestimos com galão, um tipo de tecido semelhante ao algodão.
    Este personagem nomeado Dudu foi apresentado à turma e como esperado, foi motivo de alegria e curiosidade. A textura do corpo do coelho, sua forma e cor despertaram atenção de nossos pequenos, que logo se aproximaram querendo tocá-lo. Conduzimos a proposta com dramatizações, cantamos a música do coelho e outras, animando o momento e possibilitando o desenvolvimento da imaginação, oralidade e a exploração dos sentidos dos bebês.
    Certamente, Dudu tornou-se mascote de nossa turma e conduziu a realização de outras propostas relacionadas ao conhecimento de modo de vida dos coelhos como experimento de deliciosos docinhos de cenoura.

Berçário: 50
Professora: Sheila
Agentes Aux.: Crislaine, Eliane, Henriete, Marizete, Nelson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário