segunda-feira, 19 de março de 2012

INSERÇÃO DAS CRIANÇAS E FAMÍLIAS À CRECHE



 Conceituação:

O processo de inserção não deve ser visto como uma condição de adaptação somente da criança, mas abranger todos os envolvidos (crianças, famílias, educadores, espaço físico), na tentativa de proporcionar um ambiente acolhedor e promotor de desenvolvimento.


Organização da inserção: etapas

Reunião prévia com educadores e responsáveis;
Organização do espaço físico;
Entrada gradativa de bebês;
Entrevista com os responsáveis;
Registro diário preenchido pelos pais e educadores;
“Roda de Conversa” com as famílias;
Sessões reflexivas com os educadores;
Reunião posterior com famílias;
Reunião posterior com os educadores.

Caminhos Metodológicos da Inserção 2011

1º/2º dias: a criança e um responsável constante (mãe, pai, avó ...) ficam na creche por um período de duas horas; período de entrevistas com responsáveis (realizada no ambiente que a criança se encontra/2º DIA).

3º/4º dias: a criança e os educadores: a figura de referência passa a ter saídas alternadas; período de entrevistas com responsáveis (realizada no ambiente que a criança se encontra).

5º dia: três horas (a figura de referência é convidada a sair da presença de criança, por períodos maiores, indo participar de uma “roda de conversa” com os demais responsáveis).

Justificativa:

Quanto aos educadores, quanto mais informações tiverem sobre universo da criança através da família e das “sessões reflexivas”, mais intervenções realizaram no sentido de aproximar o bebê de uma rotina e ambiente conhecidos, diminuindo, desta forma, os conflitos comuns a este processo.


Fatores que interferem negativamente na inserção:
Descontinuidade na frequência.
Alternância da figura de apoio/adulto referência.
Ansiedade dos pais.
Relacionamento família/creche
Desconhecimento da rotina e do funcionamento da creche.

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