domingo, 14 de novembro de 2010

Nossas crianças têm direito à brincadeira

Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.
A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…
Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.
Matéria original 
http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=36

Um comentário:

  1. Aumente suas chances no mercado de trabalho fazendo uma Pós-Graduação em :

    “ Educação Musical / Educação Infantil ”

    Próxima Abertura 14-05-2011.
    Faça Sua matrícula antecipada com desconto, pagando apenas R$ 60,00.

    FAAC-RIO.
    (21)22342061 / 25685888

    Local: Colégio Santa Tereza de Jesus.
    Rua São Francisco Xavier, 11- Tijuca (Largo Segunda Feira).
    Rio de Janeiro-RJ.
    www.faac-es.com.br

    ResponderExcluir