sábado, 30 de outubro de 2010

Trabalhando o Tempo na Creche 2008 - 2010

Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a presença - e ao mesmo tempo realçar a importância - do tempo no dia-a-dia das crianças e da educação infantil. Mais especificamente, pretendemos buscar um maior conhecimento da presença e uso do tempo em sala e do impacto que este tem na vida escolar e no cotidiano da criança pequena. Através da observação buscamos fazer uma descrição inicial da “cultura temporal” da sala, identificando na linguagem temporal das crianças o conhecimento que possuem do tempo e na linguagem das educadoras estratégias de negociação destes conceitos. Em seguida, procuraremos juntamente com as educadoras encontrar meios de trabalhar conceitos temporais em sala, de acordo com o nível de desenvolvimento das crianças. Por fim, avaliaremos o impacto do trabalho realizado através de novas observações em sala.
O objetivo é trazer à tona uma discussão mais aprofundada sobre a presença do tempo na educação infantil, salientando a importância do tema para o desenvolvimento cognitivo, emocional e lingüístico da criança assim como sua relevância dentro do cotidiano da creche.
(Texto de Zena Eisenberg) 

http://grudhe.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário