Dando
prosseguimento ao subprojeto “Folcloreando com Tarsila do Amaral”
realizamos a releitura da obra “Abaporu” de um modo diferente:
conhecendo os pés e seus movimentos!
Numa
roda de contação de história, apresentamos o título “Como é
bonito o pé do Igor”, de Sonia Rosa, o qual possibilitou o
reconhecimento dos pés como parte do corpo. Aliamos a este saber, as
cantigas populares como “O sapo não lava o pé”, “A cobra não
tem pé”, entre outras a fim de movimentá-los de formas
diversificadas: pulando, batendo no chão, segurando com as mão... A
brincadeira tomou novos rumos quando apresentamos pantufas com
motivos de animais para dramatização. Foi uma alegria só! Imitando
os educadores, o grupo de bebês logo começou a circular pelo espaço
com as pantufas nos pés, explorando as diversas possibilidades de
movimentos com o corpo.
Ao
final, propomos então, o registro dos seus pezinhos por meio da
técnica de pintura com guache preto. Com olhos atentos, os pequenos
observavam o processo, dando gostosas risadas ao sentirem a tinta
geladinha sendo passada em seus pés.
A
presente atividade proporciniou múltiplas interações e
aprendizados acerca do esquema corporal, explorando seus diversos
movimentos.
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