segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Semana da Educação Infantil - Berçário 50


Em consonância com o atual subprojeto “Folcloreando com Tarsila do Amaral”, buscamos apresentar ao grupo de bebês do Berçário 50 algumas imagens das famosas obras da artista, despertando assim, a curiosidade deles para observação das cores, animais e objetos dispostos de maneiras diversificadas.
Reunindo o grupo, disponibilizamos as obras representadas em placas coloridas para manuseio e, conforme, apresentadas oralmente e visualmente, reproduziamos os sons dos animais realizando dramatizações e cantando músicas do cancioneiro popular como “Boi da Cara Preta”, “Cuidado com a Cuca”, “O sapo não lava o pé”, entre outras.
A proposta gerou muita alegria para os pequenos, que atentos, imitavam os movimentos dos educadores e os sons reproduzidos.
Após este primeiro momento, desenvolvemos uma segunda atividade a partir da obra “ A Feira” de Tarsila do Amaral. Utilizando fantoches, realizamos um teatrinho com os bonecos frutas (uva, morango, mamão, banana, laranja...), convidando as crianças a participarem da contação . Envolvidos na dinâmica, eles manusearam os fantoches, criando difentes possibilidades de brincadeiras.
Então, contextualizando a proposta, ofertamos frutas com diferentes cores, formas e cheiros para os bebês, possibilitando o desenvolvimento de seus sentidos. Ao final, preparamos uma deliciosa salada de frutas e compartilhamos com nossa turminha. Foi uma semana maravilhosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário